segunda-feira, 19 de maio de 2008

seriedade e malandragem

o futebol brasileiro, essencialmente, sempre foi malandragem, ginga, drible, finta. no restante da américa do sul, essa malandragem inclui um forte traço de catimba e provocação. faz parte do nosso sangue latino e da nossa tropicalidade. já na europa, o futebol sempre foi encarado de forma mais séria, o próprio estilo de jogo de mais marcação e obediência tática, aspectos estes que nunca deram muita margem a nossa malandragem. porém, nas últimas décadas, com a globalização do futebol, com a troca de informações de forma muito mais rápida e dinâmica, e com os seguidos triunfos dos times que praticam futebol de resultado, vide as copas de 90, 94, 98 e 2006, além dos muitos exemplos de campeões nacionais por todo mundo, como, aqui no brasil, o pragmático são paulo nos últimos 2 anos, a malandragem do futebol começou a ficar fora de moda e, principalmente, passou a representar um risco à lucratividade, posto que não há nada mais lucrativo no futebol globalizado do que um time vencedor, não importando o tipo de futebol praticado.
na próxima quarta-feira teremos um grande duelo pela libertadores. estarão decidindo uma vaga nas semifinais da competição, no maracanã, o pragmático são paulo, do sério e carrancudo técnico muricy ramalho, que venceu o jogo de ida, no morumbi, por 1 a zero e o ofensivo e ousado fluminense, do malandro e polêmico técnico renato gaúcho, que não hesitou em comemorar o resultado obtido ao fim do jogo de ida. quem será que levará a melhor?
pelo campeonato brasileiro, aparentemente, mesmo tendo se passado apenas 2 rodadas, já temos favoritos tanto para a série "a" quanto para a série "b". quem desponta na primeirona como forte candidato ao título é o cruzeiro, com um forte time formado por muitos talentosos jovens jogadores, sob a batuta do ex-zagueirão e hoje técnico aspirante a estrategista adilson batista. correndo por fora estão também o palmeiras, do verdadeiro estrategista vanderlei luxemburgo e o internacional, do disciplinador abel braga, ambos tendo a vantagem de poder pensar somente na competição nacional, diferentemente do que acontece com outros candidatos naturais ao título como são paulo e fluminense, na libertadores, e o flamengo, já eliminado da competição sulamericana, porém ainda abalado pela inusitada derrota e a saída do comandante joel santana, que deu lugar ao ainda não totalmente adaptado e bonzinho demais caio júnior.
já na segundona, como não poderia nem deveria ser diferente, tudo indica para o total favoritismo do corinthians que, mesmo ainda pensando seriamente na copa do brasil, é o único time que venceu as duas partidas que fez no nacional, e parece realmente estar um passo a frente de todos os outros. e, falando em copa do brasil, amanhã o timão de herrera enfrenta o botafogo de cuca pelas semifinais num jogo imperdível.
também imperdível será a final inglesa da champions league nesta quarta. um grande duelo entre o futebol ofensivo, bonito e até moleque do manchester de cristiano ronaldo e carlitos tevez e o futebol de marcação e de rápidas saídas ao contra-ataque do chelsea de lampard e drogba. que vença o melhor.

Nenhum comentário: