quinta-feira, 8 de maio de 2008

passado, presente e futuro

ontem, quarta-feira, foi mais um delicioso dia de futebol. aquele futebol de meio de semana, dos jogos decisivos, dos campeonatos estilo "mata-mata". dos estádios lotados, dos gols fora de casa, dos árbitros que deixam o jogo correr, da alegria de uns, da tristeza de outros, da essência do futebol. mas, acima de tudo, ontem foi uma noite do passado, do presente e do futuro do futebol.
cruzeiro e boca juniors num mineirão lotado. jogo de libertadores e o cruzeiro precisando vencer por 1 a zero ou por 2 ou mais gols de diferença. neste jogo, o passado do boca pesou mais. um time calejado, de experiência, personificada na dupla riquelme-palermo, sem esquecer de palacio, e que golaço do palacio... o cruzeiro sucumbiu. porém sucumbiu deixando uma boa impressão, com um lindo gol de voleio do meia wágner, jogador de grande potencial, assim como o volante ramires e o atacante marcelo moreno, deixando claro que o cruzeiro não é um time para o presente, e sim para o futuro.
já o são paulo, expantou a zebra do nacional do uruguai no morumbi. o time de montevidéu, de passado glorioso, não resistiu ao chato, porém consistente time sãopaulino e sentiu a força do atual campeão brasileiro, de presente irretocável, mas de futuro incerto. o time brasileiro tem caído de rendimento, principalmente desde o início do ano, e dá sinais de fragilidade, principalmente na zaga, que já não é mais tão segura assim. aquela zaga dos sonhos, desde a saída de breno para a alemanha, faz parte do passado.
e quem será o futuro campeão brasileiro? eu cravaria no internacional de porto alegre, a não ser que fature logo a copa do brasil e relaxe no segundo semestre. ontem, o time de abelão e fernandão venceu o sport recife, de romerito, no beira-rio por 1 a zero e deu um passo importante à classificação às semifinais. assim também fez o vasco que, em são januário, massacrou o azarão da competição, o corinthians alagoano, time de passado desconhecido e presente surpreendente. 5 a 1, com direito a show de um jogador do passado, edmundo, e um outro do presente, leandro amaral, que jogou no vasco, fez que foi pro fluminense e voltou pro vasco. será que essa dupla tem futuro?
já o flamengo...
um vexame estilo maracanazo, como diria um amigo meu. maracanã lotado, despedida de joel santana, vantagem de dois gols adquirida no jogo de ida, noite de festa. o adversário, a quem possa importar, um tal de américa do méxico, um time de uniforme amarelo, centroavante rechunchudo e sebá domínguez (aquele mesmo de passagem apagada pelo corinthians) como xerife da zaga. o fato é que, muito preocupado em comemorar o título carioca de domingo, o time flamenguista se esqueceu de treinar nos últimos dias, perdeu a concentração e, sem respeitar nem um pouco o time mexicano, perdeu por nada menos que 3 a zero. não é de hoje que esse tipo de coisa acontece porém, para o flamengo, agora é bola pra frente, para que, nunca mais, nada disso aconteça no futuro.
sem dúvida, mais uma noite histórica para o futebol.

Nenhum comentário: