o futebol é um esporte. o esporte mais popular do mundo, o mais praticado, o mais tradicional, o mais democrático, o mais apaixonante. será? vamos por partes. o futebol é um esporte, sem dúvida, mas pode ser enxergado como um verdadeiro prisma, cheio de possibilidades, de ângulos, de pontos de vista, de visões, de reflexos. o futebol jogado na rua é uma brincadeira inocente, uma demonstração de pureza, um impulso pueril. o futebol de fim de semana é uma confraternização, uma reunião de amigos, um motivo para beber e se divertir. o futebol semi-profissional, dito de várzea, ou de divisões profissionais inferiores é paixão, é vigor, é competição. e o mais famoso de todos, o "verdadeiro" futebol profissional, dos grandes times, dos astros, dos campeonatos invencíveis, dos estádios lotados é um grande negócio.
nada mais (infelizmente) natural que, numa sociedade de consumo, num mundo globalizado, numa guerra mundial de imagens, numa produção desenfreada de ídolos, um esporte tão popular seja transformado em negócio. porém, o futebol nunca pediu para ser negócio. o futebol sempre foi e sempre será inocente por natureza. tão inocente quanto os olhos de quem enxerga a essência do futebol. e é com estes olhos que o futebol será visto através daqui.
Um comentário:
é isso ai FI! Irada a iniciativa de escrever um blog sobre futebol. Como a vida não nos permite mais os debates diários em torno dessa nossa paixão, sempre que tiver um tempinho vou passar aqui para discordar de você.
É isso ai, vamos levando nossos sonhos em frente
Abraços do seu irmão
Ricardo, mendigo
Postar um comentário