segunda-feira, 12 de maio de 2008

sem surpresas

começou, no último fim de semana, o campeonato brasileiro 2008 séries "a" e "b". sem nenhum fato excepcional e esvaziados pelo fato de ter equipes que ainda estão em outras competições de mata-mata, mais exatamente copa do brasil e libertadores, a competição nacional começou revelando um futebol de muita correria e técnica deficiente.
sábado o corinthians estreiou na série "b" em casa, no pacaembu, contra o crb de alagoas. como de costume, a equipe paulista ganhou apertado, por 3 a 2, de uma equipe que se esperava que fosse goleada. o técnico mano menezes escalou um time estranhamente ofensivo demais para os seus padrões, com dois meias ofensivos e 3 atacantes, porém quando estava 3 a 1, no meio da segunda etapa, voltou ao normal, colocando mais dois volantes e fechando o time a ponto de acabar com o poder ofensivo e proporcionar uma certa pressão do fraco time do crb, que acabou conseguindo fazer o seu segundo gol.
também no sábado, o são paulo confirmou a incostância e perdeu para o grêmio no morumbi. num jogo feio e apático, tipo de jogo que vem marcando as atuações do são paulo neste ano, a equipe gaúcha jogou como gosta, explorando os contra-ataques e conseguiu um gol de cabeça através de uma paralisação mental momentânea da zaga e do goleiro sãopaulinos. o são paulo só ameaçou em cobranças de falta, porém sem sucesso.
no domingo, novamente nenhuma surpresa. no paraná, com muita soberba e pouco futebol, o atual campeão paulista, o palmeiras, perdeu para o coritiba de michael, que se diz "michel", um insinuante driblador de muito potencial, que também não é mais nenhuma surpresa, pois é ex-atleta do guaratinguetá, este sim surpreendente semifinalista do último paulistão, time que revelou o meia franzino e de futebol moleque que destruiu um sonolento time palmeirense, com um gol e um passe para gol. 2 a zero coxa.
o santos, como era de se esperar, foi ao maracanã com o time reserva e perdeu para o desmoralizado, porém titular, time do flamengo, que não teve dificuldades para vencer por 3 a 1. a mesma facilidade tiveram cruzeiro e botafogo, apontados como favoritos para o título desse ano, ao vencerem sport e vitória, respectivamente, por 2 a zero.
também esperado foi o empate do fraco atlético mineiro em casa, por 0 a 0, contra o time reserva do fluminense. o galo montou, para o ano do centenário, um time que, somadas as idades, deve ter perto de mil anos, e mais uma vez decepcionou o seu torcedor. falando em time experiente, o inter venceu o vasco em porto alegre, por 1 a 0 e também fez o que se esperava dele. assim como o náutico, que venceu o goiás no caldeirão dos aflitos, confirmando sua força em casa.
já o ipatinga, quase rebaixado no campeonato mineiro deste ano e caçula da primeira divisão, também não contrariou qualquer expectativa e perdeu para o atlético paranaense em casa, por 1 a 0.
se você acompanhou a rodada, deve estar querendo me perguntar: e o fantástico e inusitado 5 a 5 entre portuguesa e figueirense, no canindé, não é uma surpresa? não, eu explico. quem acompanhou o jogo, sabe que a portuguesa esteve o tempo todo na frente, chegando a estar vencendo, até os últimos minutos, por 5 a 2 e cedeu o empate no fim. quem conhece um pouco da história do futebol sabe que isso é típico da portuguesa, portanto, repito: sem surpresas.

Nenhum comentário: