seguindo a linha das tendências pós-modernas/pós-anos 80, o futebol há um bom tempo já descobriu o poder da imagem como fonte de generosos lucros. nas duas últimas décadas, porém, com o avanço desenfreado da revolução tecnológica, com reflexos decisivos na velocidade do fluxo de informação, passou-se a ter como verdade a imagem e não o futebol, produzindo-se ídolos de um gol bonito, de uma jogada tida como mágica e nada mais.
em bom português, muito jogador considerado craque de bola da presente época, muitas vezes, analisando-se de forma minimamente racional e/ou cética, não passa de jogador comum com imagem muito bem "trabalhada", ou seja, tem uma imagem muito "maior" que o seu futebol.
o internacional de porto alegre, campeão mundial de clubes em 2006, parece estar investindo fortemente na "fórmula da imagem". após um decepcionante início de campeonato brasileiro, com a contratação do técnico tite, o inter vem se recuperando e subindo na tabela rodada a rodada, com boas atuações de nilmar e alex. o time parece estar se acertando, porém a diretoria, não satisfeita, acertou, nos últimos dias, duas contratações de muito impacto e, historicamente, muitos problemas e pouco futebol. tratam-se de andrés d'alessandro, meia-armador argentino, ex-river plate, wolfsburg, portsmouth, san lorenzo e seleção argentina e gustavo nery, lateral-esquerdo, ex-santos, guarani, são paulo, corinthians, zaragoza, werder bremen, fluminense e seleção brasileira. ambos ganharam notoriedade da noite para o dia, souberam se aproveitar e criaram uma imagem de ótimos jogadores, mesmo tendo pouquíssimos triunfos e muitos problemas durante a carreira. d'alessandro surgiu muito jovem no river e foi considerado mais um daqueles tidos como "sucessores de maradona na seleção argentina". ficou famoso entre os torcedores do corinthians por ter sido o principal algoz da eliminação da equipe paulista da copa libertadores de 2003. fracassou no wolfsburg e na seleção e, rapidamente, deixou de ser convocado. após uma passagem apagada pelo portsmouth, marcada por problemas de relacionamento, retornou à argentina, desta vez para jogar no san lorenzo, sendo o principal astro do time montado para ganhar a libertadores deste ano, que marca o centenário do clube. mais uma vez, fracassou. por 7 milhões de dólares, chega ao inter, com a responsabilidade de se tornar o principal jogador colorado. no mínimo, uma contratação de risco.
já gustavo nery tem sua carreira marcada pela inconstância. tido como um jogador versátil e de grande preparo físico, em todos os clubes em que passou, ficou mais tempo contundido do que jogando. também foi considerado o pivô de muitos problemas de relacionamento e chegou a ser chamado de "laranja podre" pelo técnico nelsinho baptista, quando ambos trabalhavam no são paulo. sua carreira na europa também foi um fracasso, não se firmando em nenhum dos clubes pelos quais passou.
sem dúvida, com este pensamento, o inter está entrando no perigoso e arriscado território da ilusão. a ilusão da imagem.
Um comentário:
Pos-Modernismo, futebol imagetico e capitalismo tardio: decadencia iminente do futebol-arte.
Abraços Thiago
Parabéns pelos textos!
Postar um comentário