quinta-feira, 7 de agosto de 2008

menos futebol, mais volantes

fico imaginando a alegria de dunga quando viu hernanes fazer o gol da vitória do brasil na estréia olímpica, hoje pela manhã, diante do fraco time belga. uma alegria bem ao estilo dunga, raivosa, furiosa, revanchista. do mesmo tipo, porém menor em intensidade, da demonstrada quando levantou a taça do tetra, nos estados unidos. diante de autoridades, torcedores e câmeras do mundo inteiro, desabafou. um desabafo truculento, cheio de palavrões, que tinha como essência o sentimento de revanche. encarou a copa como uma resposta àqueles jornalistas-malas viúvos da copa de 82. era como se dissesse: "agora o futebol é dos volantes!", com raiva. tentando assim ofuscar a genialidade de romário, fator indispensável na viabilização da conquista.
dunga tem tudo a ver com a cbf. é pau-mandado, não se opõe a amistosos de ocasião, tipo caça-níquel, não tem pudores em convocar jogadores-nike só para serem vendidos para o exterior, adora o chamado "futebol competitivo", que só pensa na vitória a qualquer custo, mesmo que, para isso, tenha que jogar feio e vencer roubado no último minuto. acha até mais gostoso. não foi o caso de hoje, só jogou feio, muito feio. mas que alegria deve ter sido! o brasil venceu, com gol de um volante, que joga no brasil. que lindo, mais uma transferência. só falta ser jogador-nike, aí sim! deve ter pensado: "agora vou pra coletiva e vou acabar com esses jornalistas viúvos do zico, do falcão, do sócrates. agora é lucas, hernanes e anderson, e fim de papo. só engoli esse ronaldinho porque o patrão exigiu. se dependesse de mim, ah... esse maldito me fez encerrar a carreira no inter depois de um drible incrível e a perda do título gaúcho. nem a falta consegui fazer. por mim ele morreria! mas agora ele come na minha mão, ha ha ha..."
o brasil ganha, mas quem perde é o futebol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo, deu uma leve "carregada nas tintas" rsrs, mas na essência é isso mesmo. Seleção é mais uma megacorporação em busca de lucros, uma extensão da Nike. Bom para os empresários, que enchem os bolsos já estufados de dinheiro sujo, e bom pra os criminosos e mafiosos que podem lavar seu dinheiro tranquilamente, vide Abramovich...