fundado em 1902, o fluminense football club, foi o primeiro dos hoje reconhecidos como 4 grandes clubes do rio de janeiro (fluminense, botafogo, flamengo e vasco) a praticar o futebol. aliás, como o próprio nome diz, nasceu praticando o esporte, assim como o botafogo, que é de 1904, e diferentemente do flamengo que, fundado em 1895, começou como clube de regatas e somente mais tarde se rendeu à popularidade do futebol e começou a praticá-lo.
naquela época o futebol era um esporte de elite, praticado principalmente por imigrantes ingleses que, em sua maioria, haviam vindo ao brasil para trabalhar na construção de ferrovias ou na indústria têxtil. muito bem remunerados e de cultura refinada, naturalmente passaram a se relacionar com a elite carioca, fundamentalmente composta de descendentes de portugueses, quando não lusitanos de fato, abastados. com o passar dos anos, o futebol passou a ocupar, cada vez mais, o lugar do remo como principal esporte na preferência popular. e dentro deste processo, muito se deve ao clássico vovô.
o primeiro clássico vovô foi disputado em 22 de outubro de 1905. foi um amistoso, no ground do fluminense, e terminou 6 a 0 para os anfitriões. nos anos seguintes o confronto foi se repetindo e assim foi amadurecendo a rivalidade entre os dois clubes. em trecho de "o negro no futebol brasileiro", mario filho descreve a atmosfera pré-jogo de uma partida realizada no início da década de 1910:
assim o clássico cresceu e se tornou o clássico vovô. em 103 anos de rica história, o duelo decidiu 4 campeonatos cariocas, com o fluminense vencendo em 3 oportunidades (1946, 1971 e 1975) e o botafogo sagrando-se campeão, já com mané garrincha, em 1957."Nas ruas, um homem metido numa enorme bola de papelão, as pernas e cabeça de fora. Na bola, em letras grandes, o anúncio do jogo. 'Hoje, no ground do Fluminense, grande match de futebol, Fluminense e Botafogo. Hoje, todos ao ground do Fluminense."
nos últimos anos, fluminense e botafogo têm feito clássicos muito equilibrados, normalmente com poucos gols. também não decidem títulos de expressão há 23 anos. porém, nada pode diminuir a magia deste confronto centenário. a magia da tradição do mais antigo clássico do futebol brasileiro. o clássico vovô.
Um comentário:
Sou meio por fora de futebol, mas gostei muito do post. Bem informativo. Parabéns!!!
Postar um comentário