quarta-feira, 22 de outubro de 2008

sobre este brasileirão.

o campeonato brasileiro da série "a" deste ano, o popular brasileirão, vem sendo um tapa na cara dos que eram contra a fórmula de disputa por pontos corridos. diferentemente do que muitos já falaram, apesar do atual baixo nível técnico de nossas equipes, o brasileirão se encaminha, este ano, para uma disputa ponto a ponto até a última rodada. e essa disputa tem nomes: grêmio, cruzeiro, palmeiras, são paulo e flamengo.
o grêmio é o time mais regular do campeonato até o momento. apresentando um futebol competitivo e feio, a esquadra gaúcha obtém vitórias magras, empates valiosos e perde pouco. por isso ainda é líder, mesmo contando com jogadores desconhecidos e alguns refugos de vários times do passado, além de ter como comandante o inexpressivo celso roth. pela frente, uma tabela que apresenta apenas um grande desafio aparente: o palmeiras no palestra itália. boas chances para o tricolor dos pampas.
o cruzeiro parece ter a tabela mais tranqüila entre os postulantes ao título mais desejado do futebol nacional. como um autêntico mineiro, vem comendo pelas beiradas, com uma equipe jovem e cheia de promessas, porém bastante inexperiente, capaz de golear e fazer jogos espetaculares e em seguida perder em casa sem jogar nada. o técnico também é inexperiente, adilson batista. talvez um time para o ano que vem, mas quem sabe?
o palmeiras é o favorito. marcos, roque júnior, pierre, diego souza, alex mineiro, denilson para o segundo tempo e o principal: luxemburgo no banco. o técnico maior vencedor de campeonatos brasileiros de todos os tempos está mordido por ter perdido as duas últimas edições para muricy ramalho e quer o caneco. um bom exemplo dessa gana foi o nó tático no segundo tempo do choque-rei do último domingo. uma verdadeira demostração de força do alvi-verde.
já o são paulo, é aquilo lá. todo mundo conhece como joga, ninguém gosta de ver, mas está sempre na parte de cima da tabela. mantendo a base, o são paulo este ano não conseguiu manter a regularidade apresentada nos dois últimos brasileirões mas, mesmo assim, pode ser considerado o segundo da fila. é aguardar pra ver.
já o flamengo... se não fosse o flamengo, eu nem citaria entre os favoritos. mas é o flamengo, então vou colocar, só por precaução. quem sabe o que é o flamengo, sabe o que eu estou falando.
quem vai ganhar? não sei, mas se soubesse não falaria. afinal, a graça não está em quem será o campeão e sim na disputa final. que vença o melhor!

Nenhum comentário: