até o final da década de 1950, não havia qualquer tipo de campeonato nacional de futebol no brasil. pelo menos entre clubes. havia um campeonato nacional de seleções estaduais, porém as disputas interclubes se davam em âmbito estadual. o que mais se assemelhava a um campeonato nacional era o troneio rio-são paulo que, por definição, nada mais era do que uma disputa entre clubes dos dois estados. nem de longe poderia ser considerado um campeonato nacional.
em 1959, foi criada pela cbd (hoje cbf) a taça brasil, que era disputada em forma de copa e tinha como objetivo indicar os clubes brasileiros que iriam disputar a recém criada taça libertadores da américa. a competição reunia clubes das regiões sul, sudeste e nordeste. pode-se dizer que foi o embrião do campeonato brasileiro, até porque, na época, não havia outro campeonato nacional interclubes. a taça brasil foi, portanto, por quase uma década, o nosso campeonato brasileiro e, por mais que a cbf, mesmo tendo sido a criadora do torneio à época, não reconheça, está escrito na história e há de ser respeitado. a taça brasil foi disputada até 1968, quando foi extinta.
a partir de 1967, passou a ser realizado o torneio roberto gomes pedrosa, o popular robertão. este sim, em formato de liga, sem finais, porém disputado em quadrangulares, se assemelhava muito mais ao que conhecemos como campeonato brasileiro nos dias de hoje. de fato, foi o pontapé inicial para a criação do campeonato brasileiro em 1971, até porque foi disputado somente até 1970. durante os anos de 1967 e 1968, portanto, podemos dizer que tivemos um aperitivo da disputa concomitante de 2 campeonatos nacionais. digo 'um aperitivo', porque desde 1989 temos, anualmente, a copa do brasil e o campeonato brasileiro como os legítimos torneios nacionais de futebol.
mas você deve estar se perguntando, 'por que esse cara está falando tudo isso?' a resposta é a seguinte.
por conta da atual iminência da conquista do tricampeonato brasileiro pelo são paulo (lembrando que é tri quem conquista 3 títulos de forma consecutiva), desde o último domingo, vem sendo veiculada, em muitos meios de comunicação, a informação de que o são paulo se tornará o maior campeão brasileiro de todos os tempos, com 6 conquistas, e que será o primeiro clube a ser campeão por 3 vezes consecutivas. tudo isso é uma grande bobagem.
o são paulo, sem dúvida, é o clube de futebol profissional mais vitorioso do brasil nos últimos 20 anos. é também o que tem a melhor estrutura, o melhor centro de treinamento, o maior estádio particular. é, de fato, o clube mais organizado de todos. ostenta também o título de torcida que mais cresce ultimamente, passando de sétima maior do brasil em meados dos anos 70, para terceira maior atualmente. tudo isso é verdade. mas maior campeão brasileiro de todos os tempos ainda não é, e não conseguirá atingir este feito ainda este ano.
cabe agora fazer alguns esclarecimentos. o campeoanto brasileiro de futebol, com esta denominação oficial, iniciou-se em 1971. porém, durante muito tempo não teve fórmula de disputa determinada, divisões inferiores devidamente organizadas e número de participantes definidos. em plena ditadura militar, algumas das edições chegaram a ter quase 100 times, o que claramente demonstra que a simples criação do brasileirão, até se estabelecer regras definidas de disputa em 2003, em nada possuía credibilidade maior do que os já citados torneio roberto gomes pedrosa e taça brasil. então por que não considerá-los?
tudo leva a crer que trata-se de uma convergência de interesses da própria cbf, que desde 1971 passou a organizar o torneio de forma soberana, sem a interferência das federações estaduais, como acontecia anteriormente, e da detentora dos direitos de transmissão televisiva desde então, a tv globo. quase que de forma automática, como costuma acontecer no inconsciente do povão, 'o que não aparece na globo, não é verdade', e o que aparece, passa a ser verdade absoluta, de forma que, num processo de verdadeira lavagem cerebral, fixou-se a idéia no torcedor comum de que 'campeonato brasileiro, só a partir de 1971' e assim acabou sendo. pouca gente passou a discutir o assunto.
mas e o santos de pelé, nunca foi campeão brasileiro? para a cbf e a globo, não. a história mostra que sim.
adotando a linha mais coerente com a atual configuração de disputa, consideremos como campeonato brasileiro de futebol a taça brasil de 1959 a 1966 e o robertão de 1967 a 1970. desta forma, temos como maior campeão brasileiro o santos, com 8 títulos, sendo 5 de forma consecutiva, conquistados na 'era pelé' (1961, 1962, 1963, 1964 e 1965) e três de forma alternada (1968, 2002 e 2004). o segundo maior campeão seria o palmeiras, com 7 conquistas (1960, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994). o são paulo, se realmente vier a confirmar o título deste ano, se tornará o terceiro maior campeão brasileiro da história, com 6 triunfos (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008). inegavelmente, um grande feito, porém ainda relativamente longe de ser algo inédito.
4 comentários:
hahahaha,belo posto kerido
mto informativo diria!
mas como sao paulino posso dizer que nao me preocupo com isso, na vitoria ow na derrota sempre sera pra mim o melhor time do mundo,sendo o maior ow terceiro campeao brasileiro,eh o tricolor querido!!!
e tah na hora dum post sobre o muricy hein!
abraco
Belo post, verdade.
Mas é são paulo na cabeça e 51 no copo. Campeão, inelutavelmente.
É rapaz... é o argumento que eu sempre usei, mas os chatos globais nunca ouvem.
Até a Fifa (ou fofa, como diria o Marco Bianchi) considera o Santos octacampeão nacional.
Mas, de que importa o Robertão ou a Taça Brasil, se naquela época não havia patrocinadores e nem marcas esportivas estampas? Se não havia o "orgulho" de torcer por uma torcida, e não pelo time, como tem hoje?
O que é preciso é gritar "temox X campeonatos blablabla" ou "temos Y torcedores"...
Não existe mais a identidade com o time. Ser do bairro ou da cidade, independente de qual divisão ou quantos campeonatos ganhou.
Torcer sempre foi se identificar. E cade isso?
Enfim... você sabe se colocar muito melhor do que eu sobre isso e torço pelo seu sucesso.
Abraço.
É isso ae!
Um pouco de lucidez em meio a turvação da mídia marrom! Parabéns velho.
Depois queria conversar com você sobre a exclusão das camadas populares nos estádios brasileiros. Daria um bom texto, e quiçá um bom tema a ser pesquisado.
Um abraço!
Postar um comentário